top of page
1280px-Aerea2_maracana.jpg
Rotary Logo_PT21.png

Rotary Maracanã une forças com a Casa Ronald pelo combate ao câncer infantil

  • Foto do escritor: Rotary Club do RJ Maracanã
    Rotary Club do RJ Maracanã
  • 5 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jan.

Foto da Presidente Claudia Reis, o Vice-presidente Eduardo Vasco do  Rotary Club do RJ Maracanã, Sonia Neves, presidente da Casa Ronald, Carlos Neves, diretor operacional na Casa Ronald

No dia 31 de julho de 2025, a presidente 2025-2026 do Rotary Club do Rio de Janeiro - Maracanã, Claudia Reis, e seu vice-presidente, Eduardo Vasco, visitaram a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro com o objetivo de estreitar laços e alinhar futuras parcerias voltadas à causa do câncer infantojuvenil. Eles foram recebidos por Sonia Neves, presidente da Casa Ronald, Carlos Neves, diretor operacional, e Estela Fachin, voluntária da instituição, que compartilharam a missão, os desafios e os resultados do trabalho realizado junto às crianças e famílias atendidas.


Fundada em 1994 e mantida pelo Instituto Ronald McDonald, a unidade carioca oferece hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de seus familiares. Apenas em 2023, a instituição registrou mais de 10 mil diárias de hospedagem gratuita, conforme dados do próprio Instituto. Essa atuação é fundamental diante de um cenário alarmante: o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2023).


Durante a reunião, foram discutidas possibilidades concretas de cooperação entre as duas entidades, com destaque para a adesão do Rotary Club do RJ - Maracanã à campanha McDia Feliz, que ocorrerá no segundo semestre. A campanha é uma das maiores mobilizações solidárias do país em prol do câncer infantojuvenil, com mais de R$ 350 milhões arrecadados desde sua criação em 1988. Só em 2023, o McDia Feliz beneficiou mais de 70 instituições no Brasil, segundo o Instituto Ronald McDonald.


Para o Rotary, ações como essa convergem diretamente com as áreas de enfoque da Fundação Rotária, em especial a de "Saúde Materno-Infantil" e "Prevenção e Tratamento de Doenças". São causas que exigem mais do que boas intenções, pedem estratégia, comprometimento de longo prazo e alianças sólidas com atores que conhecem de perto a realidade dos que mais sofrem.


A Presidente 2025-2026 Claudia Reis, destacou a importância de fortalecer vínculos com organizações que compartilham valores humanitários comuns.


O Rotary Maracanã se posiciona, assim, como um parceiro ativo e presente na construção de um ecossistema solidário que reconhece a infância como prioridade e entende que cada gesto de cooperação se transforma em esperança concreta.



Fontes:

  • Instituto Nacional de Câncer – INCA. Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil.

  • Instituto Ronald McDonald. Relatório de Impacto 2023.

  • Fundação Rotária – Áreas de Enfoque. Rotary International.

  • McDia Feliz 2023. Instituto Ronald McDonald. www.institutoronald.org.br

Comentários


bottom of page