Rotary sem fronteiras: ação interclubes do Brasil apoia estudantes na África
- Rotary Club do RJ Maracanã

- 18 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de out.

Em outubro de 2025, o Rotary Club do RJ-Maracanã (RJ) e Rotary Club de Taubaté (SP) do Distrito 4571, protagonizaram uma ação interclubes internacional que uniu propósito, cooperação e compromisso com a educação. Através de uma articulação solidária, 83 uniformes escolares foram doados à Escola UBUMI, na cidade de Kitwe, na província de Copperbelt, no centro-norte da Zâmbia, na África, beneficiando alunos em transição para o ensino médio.
A entrega, resultado de uma parceria humanitária entre clubes representa um gesto de reconhecimento à luta diária de estudantes que, muitas vezes, têm no uniforme o passaporte simbólico para seguir pertencendo ao espaço escolar.
Na Zâmbia, os desafios de acesso à educação permanecem expressivos. Segundo dados do Education Policy and Data Center (EPDC), cerca de 42% das meninas e 30% dos meninos com idade para cursar o ensino secundário estão fora da escola. Os motivos incluem fatores como pobreza estrutural, ausência de infraestrutura, gravidez precoce e, em muitos casos, a exigência de itens básicos como o uniforme escolar.
“A escola é o lugar onde a dignidade começa a se formar, e o uniforme é parte dessa identidade. Quando garantimos esse acesso, estamos dizendo a cada jovem que ele pertence, que ele importa”, destacou Claudia Reis, presidente do Rotary Maracanã para o período 2025-2026.
Uma peça de tecido que carrega consigo uma trama invisível de esperança, costurada por mãos solidárias de quem acredita no poder da educação como ferramenta de emancipação social.
Fontes:
Education Policy and Data Center (EPDC/UNESCO). Zambia National Education Profile – 2018. Disponível em: epdc.org

















Comentários